Super Mario 64 (スーパーマリオ64, Sūpā Mario Rokujūyon?) foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. Foi o primeiro jogo desenvolvido em três dimensões da série Mario e, apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões.
Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo era coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que eram ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. O jogo é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos.
História
O jogo começa quando a princesa Peach convida Mario para comer seu bolo. Quando o encanador chega no castelo de Peach descobre que Bowser já chegou lá, e seus monstros roubaram as 120 estrelas mágicas do castelo e as esconderam em quadros. Cabe a Mario recuperar as 120 estrelas e salvar a Princesa.
Jogabilidade
Mario deve coletar as estrelas mágicas que estão espalhadas por todo o castelo da Princesa. São 120 estrelas no total, e apenas 70 são necessárias para chegar ao final do jogo. Porém, terminando o jogo com todas as 120 estrelas, o jogador tem um final surpresa.
Em cada uma das 15 fases do jogo há sete estrelas, que podem ser obtidas: cumprindo algum objetivo da fase, ou coletando as 8 moedas vermelhas da fase ou ainda acumulando 100 pontos em moedas (sendo que: amarela = 1 ponto; vermelha = 2 pontos; azul= 5 pontos). Há também no castelo diversas fases secretas, que somam mais 15 estrelas às 105 das fases normais.
Para ter acesso a uma fase, o jogador deve explorar todos os cantos do castelo, procurando por quadros na parede ou buracos estratégicos, que dão acesso àquelas. Cada uma das fases é um mundo em particular, com seu cenário próprio e vilões/inimigos característicos, além de amigos que ajudarão Mario quando necessário.
Movimentos
Mario pode desenvolver uma variedade imensa de movimentos, tais como: andar, correr, saltar, bater, abaixar, rastejar e nadar. A combinação dos botões faz Mario se movimentar de diversas maneiras.
O salto, principal característica do Mario nos primeiros jogos da série, recebeu uma atenção especial dos programadores. Ele pode executar vários saltos diferentes: Salto comum, Salto duplo, Salto triplo, Salto reverso, Salto mortal, Salto em distância, Ground pound (esmagar o chão) e Wall kick (pular em uma parede e usá-la como impulso para pular novamente, subindo mais alto).
Mario possui seis formas de ataque: Soco, Sequência de socos, Pontapé (no ar), Rasteira, Deslizar e Voadora.
Outra característica do jogo é que Mario tem a habilidade de carregar ou se utilizar de objetos à sua disposição (blocos) para resolver os quebra-cabeças e chegar às estrelas, seja para alcançar plataformas altas ou simplesmente atingir um inimigo.
Há quatro tipos de blocos suspensos no ar, nos quais Mario pode bater com a cabeça (como nos antigos jogos), cada um dando uma habilidade diferente ao Mario. Estas habilidades são temporárias, e disponíveis apenas quando se está usando um dos Caps.
O Bloco Amarelo não fornece nenhuma habilidade, mas sim itens valiosos como: moedas, cascos Koopa e, às vezes, até estrelas;
O Bloco Vermelho fornece o Wing Cap. Com ele Mario pode voar (planar). Para acioná-lo, basta fazer um salto triplo ou atirar-se de um canhão;
O Bloco Verde fornece o Metal Cap. Ele dá um corpo metálico ao Mario, o que faz com que ele fique invencível, destruindo os inimigos nos quais toca, e também o permite caminhar debaixo d'água, essa última função sendo usada principalmente para pisar em botões que não se pisaria no modo normal;
O Bloco Azul faz surgir o Vanish Cap. Ele torna Mario transparente e o torna imune a golpes de inimigos e também possa atravessar determinadas grades e paredes.
Mudanças de jogabilidade
O relançamento Shindou Edition adiciona suporte Rumble Pak, que não foi apoiada por versões mais antigas. A tela de introdução adicionar uma pequena caixa de informar o leitor sobre esse recurso. Além disso, um novo Ovo de Páscoa foi adicionado nesta versão, na tela "Press Start", se o jogador pressiona Z Botão, o fundo vai ser preenchido com imagens do rosto de Mario. Esta é retirada do frame buffer, assim que os rostos se mover ao lado do rosto Mario modelado.
Na versão japonesa original, depois de derrotar Bowser, a chave cutscene coleção mostra uma estrela em vez de uma chave; as primeiras cenas da primeira luta Bowser mostra-lhe deixando para trás uma estrela em cima de derrota, o que sugere que esta é uma sobra muito antiga.
Várias falhas que estavam presentes na versão japonesa foram fixadas para o lançamento norte-americano:
Quando o jogador pisa em uma das Cap interruptores 's, os arredores parar de se mover até que o texto é avançado, no entanto, se o jogador recolhe a estrela antes de o texto aparece, a estrela não desapareceria após a recolha. Na versão americana, o ambiente não param de se mover mais.
É possível recolher mais de 999 moedas (por exemplo, agarrando as moedas geradas pelo fogo de Bowser), altura em que em todas as outras versões do contador de moedas fica forçado a voltar a 999. No entanto, devido a um erro esquecido no código japonesa, tenta definir o contador de vida, em vez de 999. Uma vez que o contador de vida é apenas 8 bits, isso se torna -25, que é exibido como M25 no jogo. (H é usado no lugar de um sinal negativo).
Depois de Bowser é derrotado no primeiro dia do segundo tempo, ele deixa para trás a chave, se o jogador corre para onde a chave vai pousar e imprensa Camera o Buttone procurar algum lugar, Mario vai continuar procurando dessa forma durante a chave cutscene coleção, esta falha foi fixado em todas as outras versões.
A falha existe em areia movediça Terra faz com que o áudio de parar de jogar e possivelmente congelar o jogo. A falha foi fixado em outros lançamentos.
Na versão japonesa, se Mario sai de um nível ao estar em um bloco ponte cair, quando ele retorna ao castelo ele cortará até a primeira coisa que ele fica em. Isso também foi fixada em versões posteriores.
Meus Cartuchos Direto da Minha Coleção Pessoal
Abertura do Jogo Relembre Nesse Vídeo .
Obrigado Pessoal espero que tenham Gostado do Post !
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